Sinais de que o sedentarismo está te matando

Especialistas no assunto apontam alguns indícios que precisam ser levados a sério para que você se mantenha sempre saudável.

Postado em 14/04/2018.

Diversas pesquisas publicadas recentemente indicam que pessoas que ficam 8 horas por dia sentadas, e não praticam atividades físicas acabam aumentando em torno de 60% os riscos de morte prematura. Outra pesquisa aponta que o sedentarismo é algo que custa em torno de US$67,5 bilhões de dólares por ano para a economia global. Este é um valor que faz todo o sentido, pois as pessoas sedentárias gastam muito dinheiro com remédios e principalmente com tratamentos médicos.

A busca por atividades físicas oferece uma série de benefícios muito mais importantes do que somente emagrecer, estes são fundamentais para a saúde. É fato que não é preciso treinar por longas horas na academia para que se mantenha a saúde em dia, os treinos de 5 a 15 minutos são suficientes para tirar as pessoas do sedentarismo.

Sinais de que o sedentarismo está te matando

Levando em conta o seu programa de homefitness, especialistas no assunto destacam que qualquer um poderá começar a praticar exercícios, respeitando sempre o seu tempo e as pausas necessárias para o descanso sempre que seu corpo pedir. É fundamental que se insista na prática de exercícios diária, já que a resistência passa a ficar maior com o tempo. A prática das atividades físicas faz com que as pessoas não se sintam sozinhas, criando assim um maior senso de coletividade.

Para que possa facilitar os que não praticam atividades físicas, confira alguns sinais de que é necessário fazer exercícios agora mesmo.

O cansaço ao final do dia

Este é um dos maiores e mais claros sinais do sedentarismo, o cansaço extremo ao final do dia. é fato que as pessoas que não praticam atividades físicas se sentem muito mais cansadas ao final do dia de trabalho. Se exercitando o corpo fica mais disposto, e faz com que você não termine o dia com uma sensação de que um caminhão passou por cima de você.

O estresse diário

É fato que a prática de exercícios faz com que nosso corpo produza mais serotonina e endorfina, entre diversos outros hormônios que oferecem a sensação de bem estar. Para quem estiver sempre nervoso ou bravo com tarefas diversas do dia a dia e não pratica atividades físicas, certamente você irá se sentir melhor depois de começar.

Evitar o sobrepeso

Esta que é uma característica mais óbvia dos sedentários, o excesso de peso poderá trazer além de problemas estéticos problemas de saúde. Quem está acima do peso ou é obeso conta com mais chances de problemas cardíacos e de circulação, entre diversas outras doenças.

A falta de fôlego ocorre em atividades simples

Este é um outro importante indício de que o corpo precisa fazer as atividades físicas é a falta de fôlego com pequenos esforços. Caso você fique ofegante ao subir ou um ou dois lances de escada, ou depois de correr por menos de dez metros para pegar o ônibus, o que indica que o corpo precisa de uma maior resistência.