Confira alguns problemas de saúde causados pelo consumo excessivo de sódio

Situações de hipertensão, problemas renais e osteoporose. Entenda algumas das consequências do excesso de sódio para a sua saúde e sua vida.

Postado em 27/02/2018.

Temos o sódio como um tipo de mineral presente em diversos alimentos e ainda serve como o principal e mais relevante componente do sal de cozinha. Sempre que está sozinho ou misturado com outras substâncias, ele poderá ser salgado levemente ou não ter gosto de nada. Por este motivo você acaba não percebendo a presença deste mineral em algumas guloseimas. A partir disto é que mora o perigo, quando consumido em excesso, o sódio poderá gerar ou ainda agravar diversas doenças, veja alguns problemas causados pelo excesso de sódio no organismo.

Confira alguns problemas de saúde causados pelo consumo excessivo de sódio

Condições propícias a obesidade

No sódio temos moléculas bastante carregadas de cálcio que se deslocam diretamente para a parede interna dos vasos sanguíneos, isto que acaba intensificando a contração dos mesmos, e com o tempo os torna mais espessos e menos flexíveis. Ao contarmos com artérias mais contraídas e um maior fluxo de sangue é que ocorre a resistência de circulação do sangue, ou seja, a pressão arterial acaba aumentando.

O desgaste ósseo, a osteoporose

Conforme pesquisas realizadas no Japão, as pessoas que consomem grandes quantidades de sol todos os dias, possuem um grande risco de quebrar ossos. A culpa de tudo isto é o sódio, o maior vilão e principal componente dos temperos de alimentos. Quando consumido em excesso, este mineral acaba por promover a perda de cálcio via urina, além disto, o organismo contorna a situação mandando o cálcio do esqueleto para a corrente sanguínea, apesar disto, desta maneira os ossos acabam ficando fragilizados.

Outra situação que pode ocorrer, são os problemas renais, estes que surgem quando a concentração dos minerais, como o sódio na urina acabam ficando muito altas, levando a formação dos cristais.

Que tipos de alimentos devem ser evitados para diminuir o consumo de sódio?

Os alimentos industrializados, bem como as pipocas de micro ondas, macarrão instantâneo, pizzas congeladas e nuggets, estes alimentos são grandes bombas combinando o sódio e gordura. A melhor alternativa está em sempre consumir alimentos frescos e menos produtos que estão prontos.

Qual a quantidade de sódio que deve ser consumida diariamente?

A recomendação dos médicos, bem como da Organização Mundial da Saúde a OMS está em consumir diariamente 2 gramas de sódio, o que é equivalente a menos de 1 colher de chá rasa de sal no máximo.

Como identificar se o produto possui sódio?

Nos alimentos o sódio poderá aparecer com outros nomes, entre eles benzolato de sódio, sacarina sódica e glutamato monossódico. Procure observar também os rótulos dos produtos que não possuem um paladar salgado, entre eles adoçantes e ketchups, já que estes geralmente possuem doses elevadas deste ingrediente.

Quando temos um produto com baixo teor de sódio?

O termo baixo teor pode ser utilizado apenas em outras situações e componentes, como as gorduras, por isso não existem medidas exatas e ideais de um consumo mínimo de sódio nos produtos, o importante é cuidar mesmo o sal de cozinha diariamente.