Como aliviar os sintomas da menopausa?

Dicas para reduzir o incomodo que para algumas mulheres pode se tornar insuportável.

Postado em 04/12/2017.

A menopausa é um momento da vida das mulheres que chega quando ela deixa de menstruar. Algumas acabam esperando muito pelo momento no qual não vai mais precisar se preocupar com aqueles dias do mês. Por outro lado, a menopausa costuma vir acompanhada de uma série de outras alterações no corpo, algumas delas causando tanto ou mais incomodo do que a menstruação em si.

Não existe uma regra seguida de forma definitiva pelo corpo de todas as mulheres do planeta, mas a média é que elas entrem na menopausa a partir dos 45 anos, podendo iniciar para algumas mais cedo ou mais tarde. Mas para as mulheres que começam a sentir os efeitos da menopausa antes dos 40 anos existem tratamentos diferenciados, uma vez que ela é considerada como precoce.

Como aliviar os sintomas da menopausa?

Mas as mudanças que acontecem no organismo das mulheres quando elas abandonam o seu período fértil não ficam apenas internalizadas, acabam sendo exteriorizadas das mais variadas formas: ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, irritabilidade e alterações no humor, depressão, ressecamento vaginal, diminuição da atenção e da memória.

Mas existem alguns truques que podem ajudar as mulheres a passar por essa fase de uma maneira mais tranquila, amenizando os sintomas da menopausa. E boa parte do que pode ser feito está diretamente relacionado com a alimentação da pessoa em questão.

Existem alguns alimentos que devem ter a sua quantidade aumentada na rotina alimentar. A soja e todos os seus derivados, por exemplo, costuma ser interessante, pois o alimento conta com uma grande quantidade das chamadas isoflavonas, que acabam substituindo os hormônios que faltam no organismo feminino em função da menopausa.

Outra dica é aumentar a quantidade dos chamados alimentos diuréticos, aqueles que ajudam o organismo a trabalhar melhor, fazendo com que elas façam mais xixi durante o dia como é o caso de frutas como o abacaxi, e de outros alimentos naturais como a alface e o pepino. Claro que para que esta dica tenha efeito é fundamental que elas aumentem também a quantidade de líquidos ingeridos no dia a dia.

Existem também aqueles alimentos que devem ser evitados na dieta das mulheres que estão querendo combater os principais sintomas da menopausa. As comidas que são encontrados em latas, por exemplo, se tornam um risco ainda maior neste período em função da grande concentração de sódio da grande maioria.

De uma forma geral, em relação a alimentação, a dica que deve ser levada como um mantra é: fazer uma alimentação equilibrada, fracionada, rica em cálcio e fibras e sem gorduras. Em relação aos suplementos alimentares que podem ser ingeridos para repor algumas vitaminas e sais minerais, a dica é tentar evitar ao máximo e dar prioridade para os alimentos naturais.

Além disso, a prática de atividades físicas rotineiramente também é indicada para as mulheres que desejam reduzir os sintomas da menopausa no corpo, uma vez que eles são essenciais para que o organismo esteja sempre equilibrado.