Saiba como conciliar a vida profissional e a família

Conheça algumas dicas para conciliar a vida profissional e também a família.

Postado em 17/12/2017.

Tanto homens como mulheres do século 21 são extremamente atarefados por natureza. Com isto por anos seguidos, exigimos um grande espaço no mundo corporativo, com isto o sucesso veio e a dupla jornada também surge. Conciliar a vida profissional com a pessoal é uma realidade de muitas mães e pais que trabalham fora, que estão recém casadas e que mal podem aproveitar a sua lua de mel, homens e mulheres com dupla jornada, possuem uma dificuldade em conciliar tudo isto com serviços domésticos e o trabalho fora, bem como o lazer e compromissos, além de casamentos e obrigações.

O grande fato é que a vida profissional e a vida pessoal deverão andar juntas. Uma delas não deverá de forma alguma anular a outra. Confira algumas dicas para conciliar a vida profissional e a família, a partir disto, é possível fazer essa conciliação sem a necessidade de sacrificar nenhum dos lados.

Saiba como conciliar a vida profissional e a família

O jantar com a família precisa ser sagrado

É fundamental que independente de sua agenda, você possa planejar jantares com frequência mínima de três vezes por semana com a sua família. Procure acima de tudo honrar este compromisso, o momento é seu e de sua família, com 24 horas do seu dia, é possível sim reservar ao menos duas delas para conviver tanto com seus filhos e seu marido.

As férias servem para descansar

Para começar, procure se permitir uma vez ao ano ficar alguns dias fora com a sua família. Procure planejar uma boa viagem com antecedência ou outra atividade, esta prática deverá fazer você se atentar que não poderá ter compromissos nesta data, a sua agenda já estará planejada. Por este motivo nada de levar o iPhone e atender a ligações de negócios, ou até mesmo entrar no e-mail profissional diversas vezes seguidas, afinal você está de férias.

Os exercícios físicos para aproximar os corações

Aqui é onde falamos da prática de exercícios físicos, procure praticar exercícios com o maridão, ou seja responsável por levar seu filho nas aulas de natação, faça disto uma parte de sua rotina, você deverá ter horários preestabelecidos que deverão principalmente ser cumpridos. Procure os ajudar a passar mais tempo com pessoas que principalmente você ama.

Tenha cuidado com os limites, eles devem ser respeitados

Com uma grande competitividade de mercado, bem como a alta demanda de responsabilidade nos cargos, é algo normal ver as pessoas que são convocadas para fazer horas extras e principalmente trabalhar nos finais de semana. É interessante você saber bem quanto á carga horária excessiva de trabalho, que está prejudicando a sua vida pessoal e saiba inclusive dizer não.

Analise a possibilidade de utilizar uma diarista

É fato que ninguém é obrigado a trabalhar o dia inteiro e chegar em casa e ter de fazer a janta, lavando uma pilha de louças e ainda ter um ânimo para auxiliar os filhos com deveres de casa e ter disposição. Se você trabalha muito, é interessante contratar uma pessoa que pode lhe ajudar ao menos nos serviços pesados, e esse tempo faz com que você passe lavando a roupa e poderá levar o seu filho para passear por exemplo.