Pessoas tóxicas: conheça o perfil e se afaste

Pode ser na família ou no trabalho, confira algumas características de pessoas que podem atrapalhar em sua vida.

Postado em 06/12/2017.

Todas as pessoas possuem uma forma única de ser e isso acaba tornando a vida muito mais interessante. Em contrapartida, seja dentro de casa, no trabalho, ou faculdade, existem as pessoas tóxicas, estas que poderão realmente afetar o psicológico e ainda estragar o dia a dia de quem convive com elas por exemplo.

Durante o trabalho, você poderá contar com um chefe ou mesmo um colega que é grosseiro sempre, ou sempre te diminui, isto poderá gerar frustração e desestimular as pessoas. Na família, inclusive, existem parentes tóxicos, estes que sempre dizem que a pessoa não é boa o bastante, que precisa ser melhor, que está sempre criticando e colocando a prova o seu amor, o que pode destruir a confiança, autonomia e auto estima. Nos relacionamentos amorosos ou em amizades isto também pode acontecer, com pessoas que estão apenas por interesse, ou que querem passar a perna no próximo e desejar o mal.

A identificação das pessoas tóxicas presentes na vida poderá não ser uma tarefa muito fácil, por este motivo é importante ficar atento aos sinais, como se sentir por exemplo ridicularizado ou sufocado por alguém.

Pessoas tóxicas: conheça o perfil e se afaste

Para que você possa ser ajudado, veja alguns sinais para reconhecer uma pessoa tóxicas em sua vida.

Os invejosos

Este é o tipo de pessoa que nunca está feliz com o que tem e também não fica feliz quando algo de bom acontece com você. Com isto, os invejosos acreditam que as coisas boas apenas podem acontecer com eles. O primeiro passo para lidar melhor com estas pessoas é ser consciente que a pessoa é invejosa, e tentar ter um relacionamento mais superficial com ela, o que pode resolver a situação.

As pessoas fofoqueiras

Todos sabem bem daquela vizinha que vivia querendo saber da vida dos outros, e contava uma história de alguém para a vizinhança toda. Fofoqueiros poderão destruir totalmente a autoestima de alguém, por este motivo a melhor forma de lidar com eles é deixar de compartilhar acontecimentos e relatos.

São pessoas dissimuladas, a melhor forma de lidar com elas é se preservar, e não compartilhar coisas muito íntimas. Reconhecer a pessoa não é difícil, já que ela fala de todo mundo para você, e muito provavelmente fala de você para os outros.

As pessoas duas caras

Este tipo de pessoa só age como amigo quando é confortável, mas se você precisar de ajuda dela, provavelmente não irá contar. Este sem dúvida alguma é o tipo de pessoa que na sua frente é cheia de amores, quando você não está, falará mal de você.

A pessoa falsa é difícil de reconhecer pois conseguem jogar muito bem. Esse é um perfil complicado de se desvencilhar pois poderão se sentir ofendidos. A partir disto, é importante não entrar no jogo deles, existem diversas pessoas com esses perfis que não poderão deixar de conviver, assim devemos procurar por outras qualidades da pessoa e tentar se defender.