Dicas para cumprir as resoluções de final de ano

Confira algumas dicas para cumprir todas as obrigações de ano novo.

Postado em 29/12/2017.

O final do ano está chegando, e com ele chegam as resoluções para o ano que está cada vez mais próximo. Aproveitamos a época de virada do ano para avaliar o ano que passou e ainda estabelecer ou renovar diversos objetivos para o ano seguinte.

Neste momento sentimos muitas vezes que estamos decepcionados com metas que não conseguimos alcançar, mas ainda devemos tomar tempo para reconhecer os diversos objetivos alcançados. O ato de planejar essas metas sem ficar frustrado poderá ser difícil, mais ainda porque a maioria das pessoas exagera na cobrança com relação as suas resoluções.

Mas então como fazer para planejar corretamente os objetivos, e não finalizar o ano mais uma vez frustrado?  Veja alguns pontos essenciais sobre resoluções de ano novo quando falamos principalmente de dinheiro.

Dicas para cumprir as resoluções de final de ano

Procure estipular resoluções possíveis

Não adianta nada se estabelecer metas impossíveis, com isto você muitas vezes acaba se frustrando no final do ano, quando não conseguir cumprir todas as resoluções necessárias. Para que isto seja possível, procure pensar em alguns objetivos que podem ser alcançados e realizados ao longo de 2015. Se estiver muito distante da resolução de sua realidade atual, será difícil se motivar para a alcançar.

Não basta apenas o risco de se endividar, é possível que você se frustre quando não conseguir conquistar seus objetivos. Por este motivo vale a pena ser realista e estipular somente resoluções possíveis de serem realizadas, como por exemplo começar uma poupança para a compra de outro carro.

Evite objetivos que envolvam coisas fora de seu controle

Nem sempre escolhemos objetivos que estão em nosso alcance. A partir disto, para não cairmos neste erro, é importante que pensemos em resoluções que possam estar efetivamente em nosso controle. Nesta situação não é sensato estipular metas como por exemplo ganhar muito mais do que meu salário, ou ainda tentar negociar valores de aluguel com proprietário. Todas as resoluções deverão ser suas, e ainda dependentes somente de suas realizações ao longo do ano para que elas sejam cumpridas.

Determine algumas metas de curto, médio e de longo prazo

Saiba que nem todas as resoluções são realizáveis de forma imediata. Com isto porque não estabelecer algumas metas de curto, médio e de longo prazo? Caso você pretenda mudar de carreira, ou ainda ganhar uma promoção, porque não estabelecer como resoluções fazer um bom curso de atualização profissional, após isto, divulgar seu currículo, e ainda buscar por empresas que estão procurando novos funcionários e a partir disto conseguir o emprego dos seus sonhos. Esta é uma forma interessante de tornar as resoluções de ano novo mais fáceis, pois elas buscam os passos necessários para chegar no resultado pretendido.

Procure acima de tudo ser mais saudável

O ser mais saudável não quer dizer necessariamente perder peso. A maioria das pessoas colocam esta resolução no topo das suas listas, mas acabam se esquecendo de que o objetivo final deverá sempre ser a busca por uma vida mais saudável. Para que isto ocorra, não é interessante correr por dietas malucas, mas comer de forma efetiva bem, alimentos saudáveis, se reeducando no dia a dia.