Queratina: Entenda a importância para os cabelos

Saiba mais da importância da Queratina para os cabelos.

Postado em 13/04/2018.

É fato que a queratina é um tipo de proteína que auxilia a formação das unhas e dos cabeços. Queratina é tão importante para o crescimento de vitalidade dos cabelos, o que é comum em tratamentos capilares a base de queratina serem realizado em salões de beleza, pois é a aplicação nos fios de cabelo que fornece um brilho maior e proteção nos cabelos.

Este tipo de proteína é constituído de pelo menos 15 aminoácidos sendo a cisteína que é considerada a mais predominante.

Queratina: Entenda a importância para os cabelos

Quando se utilizar de queratina?

Os cabelos geralmente contam com queratina, apesar disto, devido as agressões químicas, coloração, poluição e descoloração, cloro e raios solares acaba perdendo a proteína. Levando isto em conta é fundamental fazer a reposição dos fios de cabelo. No caso do cabelo estar danificado, elástico ou mesmo frágil a queratina poderá ser utilizada e a frequência de utilização dependerá exclusivamente do estado dos cabelos. É recomendado que se utilize ao menos uma vez a cada 15 dias, caso o cabelo esteja em estado crítico, poderá utilizar semanalmente, intercalando com a hidratação e a nutrição.

Os melhores tratamentos com Queratina

Conheça algumas técnicas diversificadas de aplicação de queratina. As principais técnicas e tratamentos indicados para a queratina são os seguintes.

A nanoqueratinização

Esta é realizada com uma escova ligada a um aparelho que contenha queratina líquida. A partir disto, a escova é passada em mechas, liberando assim a queratina em formato de vapor, a finalização é realizada com uma chapinha de cerâmica.

A cauterização ou a plástica capilar

Esta é realizada em etapas, com a limpeza de fios, hidratação, carga de queratina, aquecimento com chapinha, para uma maior penetração do produto e a finalização dos fios com silicone. O tratamento deverá ser eficiente, e é recomendado se fazer ao menos 3 ou 4 sessões, estas com um intervalo de 20 dias.

A reconstrução capilar

Esta poderá ser realizada em todos os tipos de cabelos, desde os cabelos virgens, até mesmo os que passaram por procedimentos químicos e estão opacos, ásperos, ressecados, embaraçam ou mesmo poderão quebrar com facilidade. Este é um processo que deposita nos fios as proteínas, a queratina, os aminoácidos e os minerais, estes que são hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos, o procedimento poderá tratar as camadas externas dos fios e são as responsáveis por brilho, maciez e um balanço natural dos fios de cabelos.

Confira algumas formas de utilizar queratina

São diversos shampoos e condicionadores que possuem queratina na fórmula, apesar disto, para um tratamento mais eficaz é importante que se recorra a diversos produtos concentrados, com a chamada queratina líquido.

A reconstrução leve

Procure utilizar um shampoo antirresíduo e logo em seguida procure aplicar a queratina no cabelo separadamente das mechas finas. Procure deixar agir por pelo menos 15 minutos e enxágue e prossiga com a aplicação de condicionador habitual.

Procedimento de reconstrução média

Utilize um shampoo antirresíduo e retire o excesso de água aplicando a queratina mecha por mecha evitando a raiz. Procure deixar agir por 15 minutos e enxague bem, aplicando uma máscara de hidratação. Vale a pena enxaguar e finalizar com um pouco de condicionador nas pontas dos fios de cabelo. Enxague e deixe novamente secar.