Como saber se você está lavando o cabelo da forma correta?

Especialistas apontam consequências do excesso e da falta de limpeza nos fios de cabelos.

Postado em 21/05/2018.

Até pode ser complicado de acreditar mas cabelos bem lavados e limpos nem sempre são o sinônimo de cabelos saudáveis. Quanto mais forem limpos os fios de cabelo, maior será a possibilidade de perder a proteína natural dos fios, a queratina em especial que está ali presente. As mechas molhadas em excesso acabam ficando mais suscetíveis ao ressecamento dos fios, parece inclusive contraditório mas os cabelos poderão ficar mais porosos devido ao longo tempo de contato com a água. A porosidade é igual a fragilidade dos fios.

Um outro ponto extremo também é algo preocupante, por exemplo, lavar os fios menos do que é necessário, é algo que poderá comprometer e muito a sua integridade. É fácil observar que os fios tendem a ficar mais pesados e com um aspecto oleoso quando a lavagem não ocorre com certa frequência. A partir disto, o acúmulo dos fungos e bactérias do couro cabeludo poderá provocar a irritação, caspa e queda nos fios.

Como saber se você está lavando o cabelo da forma correta?

Como entender a melhor forma de manter os cabelos limpos?

Primeiramente, para descobrir o período ideal de limpeza dos fios de cabelo, é importante conhecer as características capilares, além de contar com uma consciência de que os fatores como o clima, o suor e as atividades físicas podem influenciar na estrutura final. É fundamental sempre se observar o nível de suor, de poluição, e oleosidade do couro cabeludo.

Cuidados devem ocorrer a partir do uso de produtos específicos

Os cuidados com os cabelos devem começar principalmente na escolha dos produtos específicos para os fios de cabelo. De forma geral, quem possui o cabelo normal, deverá lavar os fios um dia sim e um dia não, os cabelos secos por sua vez, podem esperar dois dias antes de sua limpeza, agora cabelos oleosos, precisam de uma manutenção diária.

Veja um passo a passo completo para cuidar melhor dos seus cabelos

  • Utilize água sempre em temperatura mais baixa possível para molhar os fios, posteriormente aplique uma pequena quantidade de xampu nas mãos.
  • Procure aplicar o xampu no couro cabeludo já úmido, desta forma você irá massagear o couo cabeludo com a ponta dos dedos, e nunca com as unhas.
  • Enxague bem os fios de cabelo, sem deixar resíduos, então repita o processo se tiver interesse em executar uma limpeza mais profunda.
  • Procure aplicar o condicionador apenas no comprimento dos fios, e nunca na raiz, faça então movimentos de cima para baixo espalhando o produto.
  • Deixe os produtos agirem nos cabelos pelo tempo que for indicado pelo fabricante do produto. Enxague bem até que não fique nenhum resíduo nos fios.
  • É fundamental que você tenha este cuidado, procure não deixar os resíduos de xampu ou condicionador nos cabelos, pois isto poderá deixar os fios com um aspecto de cabelos pesados e grossos.
  • Além disto, evite pentear os cabelos durante o banho, os fios molhados tendem a ficar mais elásticos e vulneráveis a quebras. Dependendo do pente ou escova que for utilizada e forma de pentear, as chances de quebrarem-se os fios são maiores.