Como escolher o condicionador ideal para os cabelos femininos?

Aprenda a escolher corretamente a melhor alternativa de shampoo e condicionador para seu tipo de cabelo.

Postado em 28/11/2017.

Lavar os cabelos todos os dias no Brasil é um hábito comum nas mulheres, em especial as mulheres que praticam atividades físicas e possuem os fios de cabelo bastante oleosos. Muitas mulheres não costumam refletir sobre o shampoo e o condicionador que utilizam, e para isto é necessário ficar atento a algumas informações, para que estes produtos sejam específicos para as necessidades das suas madeixas, caso contrário, um produto utilizado de forma inadequada deixará seus cabelos limpos, mas não deverá proporcionar nutrientes ideais para os fios.

Como escolher o condicionador ideal para os cabelos femininos?

Qual o shampoo ideal para cabelos crespos e cacheados?

Uma boa hidratação é dada pela produção de glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Este tipo de mistura acaba gerando um manto hidrolipídico que acabam mantendo a hidratação nos fios de cabelo. Em contrapartida, os fios crespos e cacheados acabam não deixando que esse manto chegue em todo o comprimento dos cabelos, resultando assim raízes mais oleosas e pontas mais secas. Caso os cabelos sejam lavados com shampoo inadequado, eles ficam com cachos pouco definidos e frisados por exemplo.

Qual shampoo ideal para cabelos lisos?

Diferente dos cabelos cacheados, os fios de cabelos lisos contam com uma curvatura perfeita, esta que poderá ser totalmente cilíndrica, proporcionando desta forma uma hidratação natural da raiz até as pontas dos cabelos, por este motivo, são menos carentes de nutrientes. Em contrapartida, o que é recomendado é sempre apostar nos produtos específicos para estes fios, alguns para fios grossos e outros para fios finos inclusive. Muitas linhas que existem no mercado mantém a hidratação e garantem assim a nutrição dos cabelos.

Qual shampoo ideal para cabelos coloridos?

Os fios de cabelos loiros e ruivos exigem produtos para manter a cor viva e o brilho intacto dos fios, principalmente os que já foram devidamente descoloridos, a água oxigenada deverá remover a camada de proteção do cabelo. O shampoo por sua vez deverá ser específico, como por exemplo, alguns produtos profissionais que podem ser encontrados no mercado, que costumam manter a cor e devolvem para a fibra capilar as proteínas que foram perdidas dos fios.

É obrigatória a utilização de shampoo e condicionador de uma mesma marca?

Não, de forma alguma, o shampoo permite que se comece a higienização dilatando assim as cutículas e o condicionador deverá equilibrar a ação do shampoo. Os dois contam com os mesmos princípios ativos para aquele tipo de tratamento, por este motivo é necessário que se aposte em produtos que tenham uma mesma marca e os mesmos ativos para resultados satisfatórios, mas não obrigatoriamente isto é necessário.

Quantas vezes deve ser aplicado o shampoo nos cabelos?

Existe a necessidade de passar o shampoo pelo menos duas vezes nos cabelos. Na primeira vez, você acaba levando o couro cabeludo e a espuma que desce no comprimento está suja dos resíduos removidos do couro cabeludo. Já na segunda, é necessário se aplicar em todo o cabelo para que ocorra uma higienização dos fios mais completa.