Alisamento de cabelo caseiro funciona?

Existem diversos tipos de tratamentos para alisar os cabelos, mas especialistas apontam que seus benefícios são quase nulos.

Postado em 19/05/2018.

Independente de ser pela comodidade de realizar procedimentos em casa, por seu menor custo, ou ainda o desejo de se ver livre dos produtos que contam com base química, o alisamento de cabelos de forma cadeira poderá ser tentador. Mas os resultados valem a pena? Confira algumas informações surpreendentes em seguida.

Alisamento de cabelo caseiro funciona?

O alisamento de cabelos com maisena e leite

Ambos os componentes são considerados acidificantes, sendo assim, a combinação poderá até mesmo gerar um suposto alisamento, mas o que ocorre no couro cabeludo é uma leve hidratação, esta que é causada por ácidos dos alimentos, e deixa os fios mais sedosos e com um aspecto mais liso, o que não significa que eles realmente estão lisos.

Ao realizar este processo, é possível apenas hidratar os fios, deixando os mesmos com um aspecto menos volumoso. Esta situação pode facilmente ser confundida com um efeito de alisamento.

O alisamento com leite e limão

O limão também é de classe acidificante, e não alisa os cabelos. Bem diferente do alisamento com maisena, este tipo de tratamento caseiro apresenta ainda grandes riscos. O contato do limão junto da pele é bastante perigoso, pois combinado com a exposição ao sol, poderá gerar queimaduras sérias, e estas queimaduras podem gerar a queda de cabelos.

Alisamento com maisena e açúcar

Ambos os produtos são acidificantes, por este motivo, se você tentar alisar os cabelos com açúcar e maisena, você deverá ter um cabelo mais hidratado apenas, e não necessariamente cabelos lisos.

Alisamento de cabelos com banana

As bananas são alimentos classificados como alcalinizantes. Ter o produto alcalino no couro cabeludo quer dizer que as cutículas dos cabelos ficarão mais inchadas ou abertas para haver uma maior absorção e entrada dos óleos no couro cabeludo. A partir disto, os produtos hidratantes que você utilizar posteriormente, como o condicionador, poderão ser potencializados. A aplicação das bananas nos fios de cabelo se trata deu m procedimento de caráter hidratante e não um componente alisante.

Os riscos do alisamento caseiro

No alisamento caseiro, os riscos estão presentes por falarmos de diversos tratamentos específicos, estes que são aplicados em qualquer tipo de cabelo. Por mais que se possa tratar de alimentos inofensivos, ao serem aplicados no cabelo sem o cuidado de um especialista, é possível que ocorram alergias e danos sérios no couro cabeludo.

Os alisamentos caseiros funcionam?

Não existem até o momento evidências de que estes tratamentos para cabelos sejam eficazes. O que pode ser observado são as propriedades hidratantes destes tipos de compostos, estes que poderão controlar os fios e os deixar mais brilhantes, sedosos e com um aspecto mais disciplinado. Até mesmo estes benefícios ocorrem de forma temporária, podendo durar apenas alguns dias, o alisamento desejado na prática não ocorre.

Outra informação relevante é que a utilização frequente dos recursos naturais poderão estimular a dermatite seborreica pois sua utilização promove somente um relaxamento temporário dos fios e não um alisamento de forma definitiva.