Protetor solar: saiba qual escolher para sua pele

Conheça o que é melhor para a sua pele e saiba como utilizar melhor o protetor solar.

Postado em 28/12/2017.

O fator de proteção solar varia conforme a tonalidade da pele, no caso de peles mais claras por exemplo, é aconselhável a utilização de filtro solar com um FPS, maior, já para peles mais escuras, o FPS poderá ser um pouco menor.

Em contrapartida, para se garantir a proteção da pele contra raios ultravioletas, é importante que se aplique filtro solar de forma correta, fazendo uma camada uniforme, o que deverá ser realizada a cada duas horas de exposição ao sol, ou depois do contato com a água do mar ou piscina. Para que se tenha uma maior proteção da pele, é possível se optar por protetor solar bebível, este que protege a pele de danos gerados pelo sol.

O protetor solar apesar de proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol, ele acaba diminuindo a capacidade de produção de vitamina D. Desta forma, para uma produção da vitamina D adequada ocorrer, é aconselhável se tomar sol durante ao menos 15 minutos antes das 10 horas da manhã, e depois das 16 horas sem utilizar o protetor.

Veja qual o tipo de protetor solar que deve ser utilizado para a sua pele

Protetor solar: saiba qual escolher para sua pele

FPS entre 30 e 60

Este tipo de protetor solar deve ser utilizado normalmente em peles muito brancas ou brancas. É excelente para quem possui sardas no rosto, e a pele se queima muito facilmente, nunca ficando bronzeada além de ficar avermelhada.

FPS entre 20 e 30

Excelente para a pele morena clara até pele mulata.

A pele morena clara, os cabelos castanho escuro ou preto, que por muitas vezes fica queimado, também acaba se bronzeando.

FPS entre 6 e 15

Perfeito para pele negra, deve ser utilizado principalmente quando a pele é muito escura, e raramente a pessoa se queima e bronzeia muito, mesmo que o bronzeado não seja visível.

Outro ponto bastante importante que deve ser levado em conta no rótulo do protetor solar é a proteção para os raios ultravioletas de tipo A e B. Para o caso da proteção UVB é possível se garantir uma proteção contra queimaduras solares, enquanto que a proteção UVA acaba por garantir uma maior proteção contra o envelhecimento precoce da pele, bem como o câncer de pele.

Aprenda a aplicar o protetor solar corretamente

Para que se possa utilizar o protetor solar corretamente, é necessário que se tenham alguns cuidados como por exemplo, aplicar o produto até mesmo em dias nublados e menos quentes.

É necessário que seja aplicado o protetor solar na pele ainda seca, por pelo menos uma hora antes da exposição solar.

Além de repassar o protetor solar a cada duas horas, bem como utilizar um protetor solar específico para a sua cor de pele.

Outra dica muito importante que deve ser seguida, é que além de utilizar protetor solar, é necessário se utilizar ainda um protetor labial e um protetor solar que seja próprio para o rosto.