Dicas para manter a pele hidratada mesmo nos dias mais secos

Se você está com problemas de pele ressecada e quer melhorar isso, veja alguns cuidados que podem ser incluídos no dia a dia e fazem toda a diferença.

Postado em 23/05/2018.

Seja a temperatura mais fria, a água quente, poluição e estresse. É possível sim driblar uma série de fatores que podem deixar a sua pele ressecada e principalmente roubam a saúde dela. Aprenda a se cuidar conforme a sua rotina e suas condições climáticas.

Dicas para manter a pele hidratada mesmo nos dias mais secos

Quando os dias estão mais frios, que cuidados deve-se ter?

Para quem costuma tomar aquele banho mais quente para relaxar, a notícia não é muito motivadora, a água em temperatura mais elevada poderá tirar a oleosidade natural da pele, e poderá também a deixar ressecada, vermelha e até mesmo com coceira. Durante o inverno, os banhos precisam ser menos demorados e preferencialmente mornos, algo em torno de 37 graus.

Além disto, evite se ensaboar demais e utilizar buchas. Um outro cuidado é utilizar o sabonete neutro, e com substâncias que sejam hidratantes. O óleo de banho também pode ser útil, já que forma uma barreira de proteção que diminui a evaporação de água e poderá ser passado no chuveiro, enquanto o ambiente ainda estiver quente.

Cuidados nos dias mais quentes

Caso a umidade relativa do ar estiver mais baixa, o melhor amigo da mulher será o hidratante sempre. Por este motivo, para potencializar a ação dos produtos utilizados, procure os passar logo depois do banho. A pele poderá ainda úmida favorecer a penetração dos cremes, além disto não economize na quantidade, normalmente uma pele seca exige a aplicação de camadas mais grossas, e pele normal ou oleosa uma película mais fina.

Com relação as quantidades, o interessante é que se forme um filme delicado sobre a pele, sem que ele fique pegajoso e nem mesmo seco demais. A hidratação terá também de vir de dentro para fora, onde dois litros de água indicados no verão também deverão valer para o inverno.

Cuidados nos dias mais poluídos

O acúmulo de partículas poluentes na pele poderá comprometer o aporte de nutrientes bem como de oxigênio, além de aumentar a liberação dos radicais livres. Os radicais livres tendem a destruir as células que são produtoras de colágeno e elastina, levando assim a flacidez da pele, a perda de brilho e a opacidade.

Em dias por exemplo que estão mais secos, vale a pena higienizar a pele com cosméticos que são menos abrasivos e menos agressivos. Estes cosméticos são mais suaves e limpam sem ressecar a pele. A água por sua vez, deve ser fria ou morna evitando assim um ressecamento ainda maior da pele. Para neutralizar os radicais livres, vale a pena investir nos ativos antioxidantes. Os filtros solares também são indispensáveis em qualquer estação do ano.

Além disto, em períodos mais tensos, vale a pena apostar em cosméticos suaves, com ingredientes que são menos propensos a agredir a pele. Procure escolher por produtos sem perfume e óleos que contem apenas com extratos vegetais como base, que são mais suaves do que os minerais.